O que ter em conta para conseguir o melhor Crédito Habitação?
O Crédito Habitação, tal como o próprio nome indica, é um processo de financiamento à habitação. Ou seja, é um produto bancário com um tipo de contrato de crédito mais barato do mercado, uma vez que tem associada uma garantia de um ativo real. É também um tipo de crédito que permite um largo prazo, normalmente até ao máximo de 30 ou 40 anos, o que ajuda a obter prestações mais reduzidas comparativamente com os créditos pessoais ou outros créditos de curto prazo.
A família está a crescer e necessita de uma casa maior? Apaixonou-se por um apartamento no centro da cidade? Tem planos de construir a casa dos seus sonhos? Ou sempre desejou comprar uma casa de férias?
Tudo isto, mas não tem dinheiro para tal?
Seja uma casa de primeira ou segunda habitação, o crédito habitação dá-lhe liberdade financeira para realizar o que planeia!
Nós explicamos tudo!
↓
TAXAS
Tenha atenção à TAEG / MTIC e se vai optar por uma taxa fixa ou variável.
EURIBOR
Saiba qual o prazo da Euribor que deve escolher e o arredondamento da mesma.
SEGUROS
Entenda os seguros associados.
Outras despesas
Para além das principais,mencionadas em cima, existem outras despesas associadas cobradas pelo banco.
PORQUÊ CRÉDITO HABITAÇÃO?
Hoje em dia, a maioria dos portugueses recorre a créditos habitação para tomar um passo importante nas suas vidas e adquirir a sua primeira casa. Saiba que é um processo demorado e muito burocrático, mas nós ajudamos com o resto! Confira o nosso simulador de crédito habitação!
Ao longo do processo de pedido de crédito habitação irá necessitar de reunir todos os documentos necessários como por exemplo a última declaração de IRS, o mapa de responsabilidades do Banco de Portugal, o último extrato de cada um dos seus cartões de crédito, entre outros. Para além disso, poderá antecipar quanto irá ter de pagar de impostos como o IMI, IMT e o SI. No entanto, primeiro que tudo será fazer a primeira simulação.

Peça aqui a sua simulação de crédito habitação!

Peça aqui a sua simulação de crédito habitação!
Quais são os documentos necessários para dar início ao meu processo?
Para dar início ao seu processo de um crédito habitação, precisa dos seguintes documentos:
- Documento de identificação legível e atualizado;
- Última declaração de IRS;
- Declaração de rendimentos;
- Declaração de vínculo contratual (emitida pela entidade patronal);
- Recibos de vencimento (últimos 3 meses);
- Nota de liquidação de IRS do ano anterior;
- Extratos bancários (últimos 3 meses);
- Declaração de início de atividade (se aplicável);
- Mapa de Responsabilidades do Banco de Portugal;
- Comprovativo de IBAN;
- Comprovativo de morada;
- Último extrato de cada um dos seus cartões de crédito.
Os bancos fazem financiamento a 100%?
Existem limites a alguns dos critérios usados na avaliação da capacidade de os clientes cumprirem as suas obrigações, abrangendo a concessão de novos créditos à habitação, créditos com garantia hipotecária ou equivalente e créditos ao consumo.
Uma medida aprovada pelo Banco de Portugal a 30 de Janeiro de 2018.
Esta medida determina que nenhuma instituição financeira pode financiar mais do que 90% do valor da escritura de aquisição, sendo que esse mesmo imóvel não poderá ter nenhum outro crédito associado como garantia hipotecária nos 24 meses subsequentes à escritura da aquisição.
É obrigatório ter um fiador?
Não é obrigatório ter fiador. A exigência do mesmo varia de caso para caso e dependerá do risco que poderá representar para o banco. Quanto maior for o risco que apresentar, maior é a probabilidade de lhe ser exigido um fiador.
A instituição bancária vai avaliar tudo, desde as suas condições profissionais até às financeiras. Se não tiver a capacidade financeira para suportar o encargo com o crédito habitação, à partida, ser-lhe-á solicitado um fiador. Essa capacidade financeira é calculada através da sua taxa de esforço. No entanto, mesmo com uma taxa de esforço baixa, pode ser feita essa exigência devido a decisões comerciais por parte do banco.
Estou no desemprego, posso fazer um crédito habitação?
É possível fazê-lo desde que consiga acrescentar fiadores ou outras garantias adicionais de pagamento para a prestação a assumir. No entanto, cada caso é um caso e, varia de banco para banco, a decisão de aprovação de acordo com os critérios de crédito que existirem na altura.
Genericamente, numa situação de desemprego e sem garantias adicionais de pagamento, dificilmente o crédito será aprovado pelo banco.