fbpx
  1. O que é e para que serve o Mapa de Responsabilidades?
  2. O que é a Central de Responsabilidades de Crédito (CRC) do Banco de Portugal?
  3. Como obter o seu Mapa de Responsabilidades de Crédito do Banco de Portugal?

O que é e para que serve o Mapa de Responsabilidades?

De todas as vezes que necessitar de pedir um crédito, haverá o pedido do seu Mapa de Responsabilidades. Por vezes nem sabe se tem condições para pedir um crédito ou não sabe se é a melhor altura para o fazer, então verifique o seu Mapa de Responsabilidades

O Mapa de Responsabilidades é um documento que inclui a informação individual e detalhada sobre todos os seus créditos. Neste ficheiro vai encontrar:

  • Os seus empréstimos organizados por instituição
  • Número de contratos de crédito feitos
  • Montante total que falta reembolsar
  • Valor que tem em incumprimento
  • Número de contratos com garantias associadas

Assim, o Mapa de Responsabilidades serve essencialmente para quem procura adquirir um novo empréstimo, mas também para organizar a situação financeira! É o documento onde pode ter acesso a toda a sua informação financeira e conseguir consultá-la de forma simples e clara.

Imagine, quando recorre a um só crédito, é relativamente fácil estar a par da sua realidade financeira pessoal. No entanto, para as pessoas que acabam por pedir múltiplos créditos, acabam por se perder no que já foi pago, o que falta pagar e até quando — O Mapa de Responsabilidades dá-lhe acesso a todos esses detalhes de forma fidedigna,

Este documento é gerado pela Central de Responsabilidades de Crédito.

O que é a Central de Responsabilidades de Crédito (CRC) do Banco de Portugal?

A Central de Responsabilidades de Crédito (CRC) é uma base de dados, gerida pelo Banco de Portugal, com informação prestada pelas entidades participantes (instituições que concedem crédito) sobre os créditos concedidos aos seus clientes. 

O Banco de Portugal centraliza as responsabilidades de crédito mensais comunicadas pelas diversas entidades participantes. Os montantes divulgados às entidades participantes referem-se às responsabilidades de cada devedor perante o conjunto dessas entidades, não sendo identificado o local onde foi concedido o crédito nem a entidade que o concedeu.

As entidades participantes na CRC são fundamentalmente instituições financeiras que concedem crédito, como por exemplo:

  • bancos;
  • caixas económicas;
  • caixas de crédito agrícola mútuo;
  • instituições financeiras de crédito;
  • sociedades de locação financeira;
  • sociedades de factoring;
  • sociedades de titularização de créditos;
  • sociedades de garantia mútua.

Algumas entidades não financeiras podem ser designadas pelo Banco de Portugal como participantes na CRC, por exercerem funções de crédito ou atividades com este relacionadas.

lista das entidades participantes pode ser consultada no sítio do Banco de Portugal na Internet.

Como obter o seu Mapa de Responsabilidades de Crédito do Banco de Portugal?

Obter o Mapa de Responsabilidades não é nenhum bicho de sete cabeças, basta seguir as breves indicações que aqui deixamos:

1- O primeiro passo será aceder página da Central de Responsabilidades de Crédito através do Banco de Portugal, onde irá encontrar, inclusive, as orientações para obter o seu Mapa de Responsabilidades.

2- Depois leia os Termos e Condições conforme sugerido pela CRC e, se concordar, aceite as condições. Preencha igualmente os outros campos obrigatórios como o Mês e o Ano para o período de consulta dos seus créditos.

3- Clique em “obter mapa” e seguidamente autentifique as suas credenciais do Portal das Finanças.

4- Já com acesso, descarregue o respetivo Mapa de Responsabilidades e guarde-o em PDF para sua consulta.

5- Por fim, tenha a atenção de sair, termine a sessão e, para sua segurança, apague o ficheiro PDF com o mapa de responsabilidades de crédito guardado na pasta de ficheiros temporários da internet, normalmente denominada por “transferências” ou “descargas”.

Agora que já sabe obter o Mapa de Responsabilidades, de forma a facilitar o processo e garantir uma resposta mais rápida da parte da Financial Liberty, sugerimos que tenha a declaração de IRS e o Mapa de Responsabilidades de Crédito prontos para anexar ao seu pedido de crédito consolidado, crédito pessoal ou crédito habitação.