Entrada no Ensino Superior. Como pagar as propinas?
A entrada no ensino superior é uma etapa marcante, mas também traz responsabilidades financeiras. Em Portugal, o pagamento de propinas pode ser feito de diferentes formas e existem vários apoios que ajudam a aliviar este encargo. Vamos conhecer as principais opções:
👉 Opção do Pronto Pagamento
O estudante pode liquidar o valor total da propina no momento da matrícula ou inscrição. Principal vantagem: evita encargos com juros ou taxas adicionais por atrasos ou parcelamentos.
👉 O Pagamento em prestações
Muitas instituições permitem dividir o pagamento em várias prestações, de acordo com um calendário definido pela própria universidade ou instituto superior.
No entanto, caso uma prestação não seja paga até ao prazo, podem incidir juros de mora e penalizações, conforme legislação aplicável.
Nota: por norma, as instituições públicas devem permitir “pelo menos 7 prestações” (Lei n.º 7/2020).
👉 Apoios do Estado (DGES): Bolsa de estudo da DGES (Estado + FSE+)
A candidatura a bolsa de estudo para um ano letivo deve ser apresentada entre 25 de junho e 30 de setembro, ano letivo 2025-2026. (DGES, gov.pt)
📍 Note que: esta “bolsa de estudo DGES estado + FSE+ refere-se a uma bolsa de estudo do Estado, atribuída pela DGES (Direção-Geral do Ensino Superior), que é cofinanciada pelo Fundo Social Europeu (FSE) em determinadas regiões de Portugal (Norte, Centro, Alentejo e Algarve), no âmbito dos programas regionais e temáticos como o PESSOAS 2030. (PESSOAS2030, gov.pt)
👉 Programa +Superior
O programa +Superior atribui bolsas a estudantes colocados em instituições do interior do país, promovendo a fixação nessas regiões. O valor exato da bolsa é atualizado anualmente pela DGES. Destina-se a novos estudantes deslocados para zonas de baixa densidade populacional.
Para solicitar uma “bolsa de mobilidade” em 2025, ou seja, uma bolsa do Programa +Superior, deve primeiro candidatar-se a uma bolsa de estudo de ação social através da plataforma BeOn e, em seguida, aceder à área dedicada ao Programa +Superior nessa mesma plataforma.
Prazo de Candidatura: O período para solicitar a bolsa de mobilidade é de 25 de junho a 30 de setembro. É possível solicitar a bolsa após 30 de setembro, até 31 de maio do ano seguinte, mas a bolsa será atribuída de forma proporcional ao tempo de duração. (DGES, gov.pt)
Nota: O Programa +Superior continua ativo em 2025 e concede bolsas a estudantes colocados em instituições do interior, para incentivar a fixação nessas regiões. O valor já não é fixo de 1.700 € (como foi em anos anteriores) → o montante e critérios são atualizados anualmente pela DGES.
👉 Fundos Europeus e Regionais: Bolsas de estudo da DGES (Estado + FSE)
As bolsas de estudo da DGES apoiam estudantes economicamente carenciados. As candidaturas às bolsas para 2025-2026 decorrem entre 25 de junho e 30 de setembro.
O valor máximo da propina em licenciatura, mestrado integrado e CTESP no ensino público está fixado em 697 €.
Estas bolsas podem ser cofinanciadas pelo Fundo Social Europeu (FSE), no âmbito dos programas regionais (Norte2030, Centro2030, Alentejo2030, Algarve2030) e temáticos como o PESSOAS 2030. (DGES, gov.pt)
👉Prémio de Valorização das Qualificações
O Prémio de Valorização das Qualificações, ou Prémio Salarial de Valorização das Qualificações, é uma medida em Portugal criada para incentivar jovens com graus académicos superiores a terem uma compensação financeira pelo investimento em estudos. (DGES, gov.pt)
O que é? É um incentivo financeiro atribuído pelo Estado para valorizar os trabalhadores jovens com licenciatura ou mestrado. O objetivo é recompensar quem prossegue estudos superiores e aumentar os rendimentos desses jovens qualificados que trabalham no país.
👉 Apoios Complementares das Universidades
As universidades têm “Serviços de Ação Social” que oferecem bolsas de mérito, apoios para alojamento, transporte ou deslocações. Fundações, câmaras municipais e juntas de freguesia: alguns municípios e instituições também atribuem bolsas ou subsídios próprios.
👉 O Estatuto do Trabalhador-Estudante
Este estatuto também pode facilitar a conciliação entre trabalho e estudos.
👉 Soluções Privadas de Financiamento
Não existe em Portugal um crédito estatal específico para propinas.
Nem sempre os apoios públicos são suficientes. Para esses casos, pode ponderar-se um crédito pessoal (produto bancário privado “não estatal”) com a finalidade de educação.
Trata-se de um crédito pessoal convencional, sujeito a análise individual das condições financeiras do estudante ou da família.
A Financial Liberty, como Intermediário de Crédito, pode analisar gratuitamente a situação do estudante e apresentar as propostas mais adequadas.
Faça a sua simulação completamente gratuita e sem qualquer tipo de compromisso. Simule agora para o 🔗Crédito Pessoal👆
📍 Conclusão + Tabela Representativa
O pagamento das propinas pode ser gerido de forma mais tranquila graças à diversidade de opções:
• O pagamento faseado;
• As bolsas da DGES e programas europeus;
• Os apoios regionais e institucionais;
• As soluções de crédito pessoal, quando necessário.
Seja qual for o caminho escolhido, o importante é que o estudante consiga focar-se no essencial e aproveitar ao máximo a experiência académica!
Atinja a sua liberdade financeira com a Financial Liberty e proporcione um futuro académico aos seus filhos.
Fazemos votos de uma excelente nova etapa no mundo do ensino superior!
| Região / Programa | Aviso / Apoio | O que cobre / para quem é | Prazos importantes |
| DGES — Bolsa de Estudo (Ensino Superior, 2025/2026) | Bolsa de estudo para estudantes de ensino superior, incluindo bolsas de mobilidade (+Superior) e para estudantes com deficiência. (DGES) | Todos os estudantes que cumpram os critérios do regulamento (recursos, inscrição, etc.). (DGES) | Candidaturas abertas a partir de 25 de junho de 2025 até 30 de setembro. (DGES) |
| Programa NORTE2030 — Cursos TeSP (Entidades Públicas, Região Norte) | Aviso “NORTE2030-2025-20” para financiamento de oferta de TeSP por instituições públicas no Norte, alinhados com a especialização inteligente regional. (Portugal 2030) | Instituições de ensino superior público (politécnico e unidades orgânicas) para ciclo formativo 2025-2027. Destinado a cursos TeSP. (Norte2030) | Candidatura até 15 de setembro de 2025. (Portugal 2030) |
| Programa CENTRO2030 — Cursos TeSP (Região Centro) | Aviso “CENTRO2030-2025-20” para implementação de TeSP nas instituições públicas da Região Centro. Também com dotação orçamental específica. (Portugal 2030) | Instituições públicas na Região Centro; cursos TeSP do ciclo formativo 2025-2027; alinhamento com RIS3 Centro. (Portugal 2030) | Candidaturas até 31 de outubro de 2025, às 18:00. (Portugal 2030) |
Artigos relacionados:
🔗https://financialliberty.pt/como-utilizar-um-credito-de-forma-responsavel/
🔗https://financialliberty.pt/literacia-financeira-intermediario-credito/
A Financial Liberty é uma marca propriedade da FLVIC CONSULTING UNIPESSOAL, LDA – Intermediário de Crédito vinculado e registado junto do Banco de Portugal AUT – 0002454.
A Financial Liberty, como Intermediário de Crédito, presta serviços de apresentação, proposta e assistência em contratos de crédito. Identificação dos mutuantes ou grupos com quem a Financial Liberty mantém contrato de vinculação: Cofidis, Unicre – Instituição Financeira de Crédito, S.A., BNI – Banco de Negócios Internacional (Europa), S.A., Novo Banco, S.A., Bankinter, S.A. – Sucursal em Portugal, Banco Santander Totta, S.A., Banco CTT, Banco BPI, S.A., Banco BIC Português, S.A.
CASO TENHA FICADO COM DÚVIDAS entre em contacto direto conosco! Atinja a sua liberdade financeira com a Financial Liberty.
Financial Liberty – O seu Intermediário de Crédito de confiança no crédito.
Siga-nos nas redes: Linkedin, Facebook, Instagram, Youtube
Preciso desse apoio.
Exmo. Sr. Jocelino Lima, boa tarde, por favor simule online neste website ou se pretender ser contactado, por favor envie-nos um e-mail: https://financialliberty.pt/contacto/. Gentilmente, Financial Liberty.