fbpx

Entrega da declaração de IRS em 2024. A entrega do IRS em 2024 pode ser feita de 1 de abril de 2024 até 30 de junho de 2024 (declaração de IRS Modelo 3).

Este período é destinado à entrega da sua declaração do IRS referente aos rendimentos de 2024. Sendo assim, 30 de junho é mesmo o último dia para entregar a declaração de IRS! Se possível entregue antes.

Até à data de entrega, não se esqueça de atualizar o seu IBAN / NIB para onde pretende receber o reembolso, caso seja apurado.

À semelhança dos últimos anos, deve entregar pela Internet no Portal das Finanças.

Quem pode entregar o IRS automático?

O IRS Automático consiste no preenchimento dos dados da declaração por parte da Autoridade Tributária e Aduaneira. As entidades pagadoras comunicam / informam, de forma automática, às Finanças e isto aplica-se tanto a rendimentos a declarar como às despesas sujeitas a deduções à coleta.

Note que este processo automático não está disponível para todas as pessoas que tenham de declarar rendimentos.

Assim, este processo abrange contribuintes com rendimentos de trabalho por conta de outrem (categoria A) ou de pensões, com ou sem dependentes, desde que não tenham acesso a pensões de alimentos ou benefícios fiscais.

Quem está dispensado da entrega em 2024?

Fica dispensado de entregar a declaração anual do IRS em 2024 quem, no ano anterior, isolada ou conjuntamente, recebeu até €8.500,00, de rendimentos de trabalho dependente ou pensões, sem qualquer retenção na fonte.

E dispensa de IRS Jovem, quem?

Esta dispensa de entrega de IRS Jovem abrange todos os Jovens que obtenham rendimentos de trabalho dependente (categoria A), profissional ou empresarial (categoria B), pela primeira vez, após a conclusão de um ciclo de estudos. Esta isenção dura 5 anos.

Os requisitos são: O jovem tem de ter entre os 18 e os 26 anos, ter um ciclo de estudos, igual ou superior, ao ensino secundário, e o mesmo estar concluído. Importa sublinhar que estes jovens não sejam considerados dependentes.

No caso de o ciclo de estudos, concluído, corresponder ao doutoramento a idade dos jovens é até aos 30 anos.

Como comprovar que está dispensado(a) da entrega de declaração de IRS?

Se não está obrigado a entregar a declaração de IRS é importante que descarregue na internet uma certidão de dispensa de entrega de IRS. Também o pode fazer ao balcão do serviço de Finanças.

Caso opte por fazer online entre no Portal das Finanças com as suas credenciais de acesso.

No portal das Finanças clique em Cidadãos > Serviços > Dispensa Entrega IRS > Entregar Pedido. Assim, basta selecionar o ano dos rendimentos a que se refere a certidão pedida e fazer o download da mesma.

Caso não tenha ainda os acessos ao Portal das Finanças registe-se e siga as instruções. O acesso ser-lhe-á enviado por correio postal, para o seu domicílio fiscal. Por norma, demora cinco dias úteis a entrega.

Como entregar a declaração anual?

É necessário aceder online, através da internet, ao Portal das Finanças e autenticar-se. Depois, irá ver um caixa, a qual permite pesquisar e nessa caixa pesquise por “entregar IRS”, depois escolha “Entregar > Declarações > IRS”.

Qual o agregado familiar para efeitos de IRS?

Do agregado familiar fazem parte as pessoas que vivam em economia comum, isto é, em comunhão de mesa e habitação e, que também tenham uma vivência comum de entreajuda e partilha de recursos.

Entrega Declaração IRS

O que conta mais para o IRS?

Os gastos que teve em 2023 relativos a educação, saúde, imóveis, pensões de alimentos, lares, IVA e despesas gerais familiares são contabilizados nas deduções e podem trazer-lhe benefícios.

O que é a retenção na fonte?

A retenção na fonte é uma taxa que a Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) aplica aos rendimentos dos pensionistas, trabalhadores a recibos verdes e salários dos trabalhadores por conta de outrem.

O que muda no IRS 2024?

Em 2024, há uma novidade! Verdade, isto porque os trabalhadores que se inscreverem em cursos certificados vão poder deduzir uma parte do seu custo no IRS (ainda que o limite de 30%, no máximo de 800 euros, se mantenha como em 2023).

E com relação às novas taxas de IRS?

Salários brutos até 2232 euros pagam menos IRS em 2024. Ou seja, os salários mensais ilíquidos até 2232 euros ficam abrangidos pela redução das taxas de IRS.


Este artigo / alerta foi redigido pela Financial Liberty, FLVIC – Consulting Unipessoal, Lda, uma empresa da confiança dos portugueses, um Intermediário de Crédito vinculado e registado sob o n.º 0002454 junto do Banco de Portugal AUT-2018-000316. Saiba mais sobre nós!

Atinja a sua #LiberdadeFinanceira com a Financial Liberty. Saiba mais em: https://financialliberty.pt/.

Simule já grátis online: Crédito Consolidado Simule já grátis online: Crédito Pessoal Simule já grátis online: Crédito Habitação Simule já grátis online: Transferência de Crédito Habitação

#FinancialLiberty #LiberdadeFinanceira #IRS2024 #CalendárioFiscal


Saiba mais sobre: Transferência de Crédito Habitação
Saiba mais sobre: Crédito Habitação

IRS – Entregar Declaração em 2024 – Obrigado por ler! FLVIC – Consulting Unipessoal, Lda, uma empresa da confiança dos portugueses, um Intermediário de Crédito vinculado e registado sob o n.º 0002454 junto do Banco de Portugal AUT-2018-000316.