fbpx

Hoje vamos falar acerca do crédito consolidado ou consolidação de créditos, o que é, qual a sua finalidade.

Muitas pessoas ainda não sabem que podem juntar vários créditos num único crédito! E algumas pessoas nem sabem o que é um crédito consolidado e não há mal nenhum nisso.  

Um crédito consolidado ou a consolidação de créditos é uma solução financeira à sua medida, que permite juntar todos os créditos num único. Permite-lhe consolidar, ou agrupar num único empréstimo, com uma taxa de juro mais baixa.

As vantagens são muitas e uma delas é mesmo evitar o incumprimento. Isto porque e, importa referir que, quando uma pessoa tem vários créditos, às vezes até em instituições diferentes e ainda tem múltiplas datas para pagamento, isto é, várias prestações, eventualmente pode incorrer em esquecimento de uma destas obrigações, entrando rapidamente em incumprimento.


Como sabe se pode ou não consolidar os seus créditos?

Embora cada caso seja um caso, e deva ser analisado isoladamente, existem vários fatores que deve ponderar antes de consolidar os seus créditos. Por exemplo, deve considerar em consolidar os seus créditos, se: 

  1. Contraiu vários créditos e paga um total de mensalidades elevado;
  2. Precisa de crédito adicional devido a uma situação excecional (doença, imprevisto, obras, automóvel, etc.);
  3. Quer simplificar e pagar apenas uma prestação, reduzindo a dispersão de crédito;
  4. Pretende pagar os cartões de crédito, por norma têm uma taxa muito elevada.

Qual a importância de ter um segundo titular quando recorre ao crédito?

Quando recorre ao crédito, como único titular, e não reúne as condições pretendidas, em alguns casos pode ajustar o montante pedido, para um valor inferior ou, ser proposto aumentar o prazo ou adicionar um segundo titular. Ao adicionar um segundo titular, na realidade, o crédito é concedido a duas pessoas. Ainda que seja o único(a) a usufruir do crédito. Isto é, o empréstimo pedido ficará com duas pessoas responsáveis por ele, a taxa de esforço será calculada de outra maneira. Logo mais hipótese de aprovação haverá.

Mas quem pode ser o segundo titular de um empréstimo?

Por norma, são familiares diretos. Por exemplo um cônjuge, pais, irmãos, filhos. Note que, os requisitos para obtenção de crédito aplicam-se tanto ao primeiro como ao segundo titular. Pelo que não pode haver incumprimento / prestações em atraso no Banco de Portugal (taxa de esforço mais elevada).

Quais os requisitos para obtenção de crédito consolidado?

Para dar início ao seu processo de consolidação de créditos precisa dos seguintes documentos:

Documento de identificação; Comprovativo de morada; Comprovativo IBAN nominativo de um dos titulares do contrato; Os 3 últimos recibos de vencimento / comprovativo de pensão; Última declaração IRS (modelo 3); Nota de liquidação do IRS; Mapa de responsabilidades do Banco de Portugal.



Juntar Créditos

Como conseguir um crédito consolidado?

Se pretender, pode contar com a ajuda da Financial Liberty para analisar o seu caso e calcular qual a poupança mensal que conseguirá obter, e isto sem pagar qualquer custo por este serviço.  A equipa da Financial Liberty já ajudou milhares de clientes a reduzirem os custos com os seus créditos. Faça a sua simulação para saber quanto pode poupar juntando todos os seus créditos em apenas um!



Atinja a sua #LiberdadeFinanceira com a Financial Liberty. Saiba mais em: https://financialliberty.pt/.

Este artigo foi redigido pela Financial Liberty, uma empresa da confiança dos portugueses, um Intermediário de Crédito vinculado e registado sob o n.º 0002454 junto do Banco de Portugal AUT-2018-000316. Saiba mais sobre nós!

Simule já grátis online: Crédito Consolidado Simule já grátis online: Crédito Pessoal Simule já grátis online: Crédito Habitação Simule já grátis online: Transferência de Crédito Habitação