Na noite de sábado, dia 26 de outubro, para domingo, dia 27 de outubro de 2024, às duas da manhã, será de facto uma. Por isso, terá de atrasar os ponteiros do seu relógio e os relógios sessenta minutos.
O horário de inverno em Portugal começa no dia 27 de outubro (domingo) às 02h00, quando os relógios devem ser atrasados uma hora.
Mesmo acertando o nosso relógio duas vezes por ano, devido ao horário de verão e devido ao horário de inverno, muitas pessoas ainda hoje questionam porque o fazemos.
Sabia que, a primeira vez que isto aconteceu foi há 100 anos, na Alemanha? De facto, já andamos há um século a atrasar e a adiantar os nossos relógios!
Esta alteração tem a ver com a economia de recursos energéticos. O intuito principal da mudança é o de conseguir encurtar os dias com mais luz natural do sol (primavera/verão) e por outro lado prolongar mais os dias quando têm menos horas de luminosidade (outono/inverno).
Este acerto horário, para várias pessoas, traz desconforto, mal-estar, irritabilidade e até dores de cabeça! Derivadas de noites mal dormidas e da nova adaptação. A verdade é que, sempre que adiantamos ou atrasamos o nosso relógio isso tem impacto na qualidade do sono, o que afeta o nosso descanso.
Impacto da mudança de horário na saúde
Vários Investigadores alertam para estas mudanças, que acontecem duas vezes por ano, pois podem ser bastante prejudiciais para a saúde física e mental. Miguel Meira e Cruz, especialista em Medicina do Sono, coordenou e divulgou à Lusa uma investigação sobre o tema. No documento, que reúne nove autores, é possível ler que o organismo humano possui “milhares de ritmos”, havendo a constante necessidade de adaptação para estar sincronizado. (in Ekonomista)
Ou seja, sempre que adiantamos ou atrasamos o relógio isso tem impacto na nossa qualidade de sono, o que afeta o nosso descanso e o dia-a-dia. Noites mal dormidas, dão origem a uma menor paciência e uma maior irritabilidade. Assim, é necessário sabermos adaptar-nos. Uma vez que, existem problemas de saúde associados ao facto de se dormir mal e pouco.
Mas, será necessário adaptarmo-nos ao novo horário?
É verdade que atrasar o nosso relógio no sábado à noite facilita a transição. Mas, o que ajuda de facto é não quebrar a rotina. Seguir as rotinas das refeições e das atividades habituais, só que ajustadas ao novo horário.
E com relação às crianças?
O tema há muito que é discutido por especialistas, professores e até pelos próprios pais. Com relação às crianças é muito importante perceber que haverá uma habituação gradual ao novo horário, devido às refeições e momento de se deitar. Preparar atempadamente os mais novos, para o novo horário, evitará uma alteração brusca do dia-a-dia das mesmas.
Curiosidade: Sabia que Portugal não é o único país a atrasar a hora? Verdade. Quase 70 países no mundo acertam o relógio e fazem esta alteração.
Obrigado por ler!
A Financial Liberty consegue ajudar na sua tomada de decisão. A Financial Liberty é uma empresa da confiança dos portugueses, um Intermediário de Crédito vinculado e registado sob o n.º 0002454 junto do Banco de Portugal AUT-2018-000316.
Simule já grátis online: Crédito Consolidado
Simule já grátis online: Crédito Pessoal
Simule já grátis online: Crédito Habitação
Simule já grátis online: Transferência de Crédito Habitação
CASO TENHA FICADO COM DÚVIDAS entre em contacto direto conosco!
Atinja a sua liberdade financeira com a Financial Liberty!
Consulte os nossos últimos artigos: