fbpx

Todos os anos há alterações significativas no IRS, pelo que é importante estar a par do que muda e de que forma isso o pode afetar ou beneficiar. O IRS em 2023 não é excepção à regra e este ano existem novas alterações, mesmo no que diz respeito às Criptomoedas.

Leia o nosso artigo, saiba mais e acesse a links úteis que o podem ajudar!

Novas tabelas IRS em 2023

Em 2023, o primeiro escalão de retenção, isto é, o valor mínimo de rendimentos a partir do qual se paga imposto, começa nos 762 euros de rendimento bruto para os trabalhadores dependentes, um nível superior ao da tabela de 2022. Esta alteração reflete o aumento do salário mínimo de 705 para 760 euros. No caso dos pensionistas, a retenção na fonte também aumenta dos 720 para os 762 euros.

Consulte aqui as tabelas que estarão em vigor no primeiro semestre do ano. 

Quem tem crédito à habitação já pode reter menos IRS?

Os trabalhadores com crédito à habitação podem reduzir retenção de IRS, desde o início do ano. Algo que ainda muitas pessoas desconhecem. “Efetivamente há uma noção de que isso [menor desconto mensal de imposto] possa levar a que exista pagamento de IRS”, referiu à Lusa Paula Franco. (in Diário de Notícias) Clique aqui para saber mais.

No entanto, a DECO alerta: “Se paga crédito à habitação e tem salário até 2700 euros vai poder pedir à entidade patronal para descontar menos. Mas atenção: não vai pagar menos imposto. Quando entregar a declaração de IRS, as Finanças vão acertar contas e cobrar o imposto em falta.”

Financial Liberty Novidades IRS em 2023
IRS – Novidades em 2023

Quanto desconta um trabalhador com 2 filhos?

A dedução à coleta passa a ser de 726 euros por cada dependente até três anos de idade; 900 euros, a partir do segundo dependente e seguintes até aos seis anos de idade, independentemente da idade do primeiro dependente.

IRS Jovem em 2023

IRS Jovem reforçado e idade limite alargada, tal como indica a DECO “a partir deste ano, passam a poder beneficiar deste regime também os jovens com rendimentos da categoria B (trabalhadores independentes) e os jovens até aos 30 anos que tenham concluído um doutoramento.

Há, ainda, um alargamento do período de aplicação do regime de três para cinco anos.” Saiba como funciona!

Novidade nas despesas a abater!

“A totalidade do IVA suportado na compra de bilhetes de transportes públicos coletivos passou a abater ao IRS, desde o início deste ano, devendo as faturas ser canalizadas no e-fatura para o espaço já existente para os passes mensais.” (in Sapo) mas, não só também as assinaturas dos seus jornais e revistas preferidos passam a contar para as deduções de IRS! “Leitores poderão deduzir 15% dos 6% de IVA suportado na compra de assinaturas digitais e de publicações impressas.” (in Público)

A partir de que valor se paga IRS em 2023?

As mudanças no IRS vão incidir também sobre o mínimo de existência. O mínimo de existência vai passar de 9.870 euros em 2022 para 10.640 euros.

IRS – Novidades em 2023

Desagravamento fiscal – Horas Extras

Quem faz muitas horas extra: mais de 100 horas por ano vai pagar menos IRS. Retenção na fonte passa para metade (desconta para metade), no entanto essas horas extra devem estar registadas pela entidade patronal para usufruir de um desagravamento fiscal.

Criptomoedas – o que muda?

A compra e venda de Criptomoedas em 2023 terá que ser declarada à Autoridade Tributária e neste caso pagar o devido imposto sobre ela.

Se é investidor, tenha em atenção que é preciso ter comprovativos de todas as transações de compra e venda (incluindo de criptoativos adquiridos antes de 2023). Fique preparado para explicitar tudo na declaração de IRS a entregar em 2024.

Muitas pessoas tem procurado enriquecer com as criptomoedas, no entanto é preciso saber atuar e ter cuidado. A DECO lançou uma comunicação sobre “Como evitar as armadilhas das criptomoedas“.

Invista em segurança com as criptomoedas, saiba as novas regras que regem a sua tributação.

Como evitar as armadilhas das criptomoedas – DECO PROTESTE

Obrigado por ler!

Este artigo foi redigido pela Financial Liberty, uma empresa da confiança dos portugueses, um Intermediário de Crédito vinculado e registado sob o n.º 0002454 junto do Banco de Portugal AUT-2018-000316. Saiba mais sobre nós!

Consulte os nossos últimos artigos: