fbpx

A História

A origem da Black Friday é controversa. A história por detrás desta tradição, de compras imersivas, não é clara. Existem várias teorias acerca da Black Friday e como esta se originou.

Com início nos Estados Unidos da América (EUA), a tradição da Black Friday começa no dia seguinte ao Dia de Ação de Graças. O Dia de Ação de Graças, ainda hoje, é muito comemorado nos EUA e no Canadá.

Atualmente, a Black Friday celebra-se por todo o mundo, pois são cada vez mais as marcas e consumidores que aderem ao apelo das muitas promoções.

A primeira versão da história conta que a origem da Black Friday foi financeira! É verdade, existem muitas pessoas que alegam que a expressão Black Friday tem as suas raízes no sector financeiro.

Conta a história que, antigamente, a maioria dos lojistas registavam as suas transações financeiras nos livros de contabilidade. Eles usavam tinta vermelha para indicar perdas e prejuízos e tinta preta para indicar os lucros! A história por detrás deste nome: Black Friday, segundo esta primeira versão, era que após o dia de Ação de Graças, os lojistas passavam de estar no vermelho (com prejuízo), para o preto (com lucro), devido ao aumento das vendas durante o feriado!

Outra teoria afirma que o termo Black Friday teve origem na Filadélfia, nos EUA, na década de 1960. Esta segunda versão afirma que o termo Black Friday era usado para descrever o congestionamento de pedestres e veículos nas ruas da cidade, no dia após o Dia de Ação de Graças. A polícia da Filadélfia terá usado este termo de forma pejorativa, devido aos desafios que enfrentavam para controlar o tráfego e a agitação nas lojas!

A terceira explicação teve origem no Exército! Uma teoria, bem mais controversa, que sugere que o termo Black Friday foi usado originalmente no contexto do Exército dos EUA. Esta história refere-se ao dia em que os soldados estavam autorizados a deixar a base e fazer compras após o Dia de Ação de Graças.

Uma teoria ainda mais controversa, a qual circulou muito na internet, mas que já foi fortemente descredibilizada é a do comércio de escravos, esta teoria contava que durante o comércio de escravos nos EUA, numa sexta-feira, os escravos foram vendidos com desconto para impulsionar a economia. Esta teoria é errada.

Existem muitas teorias por detrás da Black Friday, desde ter tido início num jogo de futebol americano ao crash da bolsa de valores de Nova Iorque, uma crise financeira profunda. Conta a história que, no dia 24 de setembro de 1869 o Tesouro dos EUA organizou uma retirada maciça de ouro do mercado. O objetivo era o de valorizar o preço do metal, mas esta iniciativa não correu nada bem, uma vez que o preço do ouro entrou em colapso, o qual baixou 30% devido à ação especulativa. Esta ação levou a falências e insolvências em massa, pelo que este dia ficou conhecido como a Sexta-feira Negra ou Black Friday.

Independentemente de qualquer versão que se conte, a verdade é que o termo Black Friday está, ainda hoje, associado aos grandes descontos e ofertas em lojas. A Black Friday marca o início da temporada de compras de Natal, nos EUA, e com o tempo esta tradição espalhou-se para outros países. Hoje, a Black Friday é um evento de compras global, caracterizado por promoções e descontos significativos numa ampla variedade de produtos e lojas.

Financial Liberty Black Friday

Como tirar o melhor partido da Black Friday?

Primeiro, compre apenas o que realmente precisa!

Em Portugal, a Black Friday tem, por norma, a durabilidade de 3 dias, ocorrendo durante sexta-feira, sábado e domingo e, culmina na Cyber Monday, ou seja na segunda-feira seguinte.

Nestes dias os descontos são tentadores, mas comprar algo que não precisa, em vez de o ajudar a poupar, vai fazê-lo gastar mais ainda! Assim, é importante fixar à partida um orçamento que não o(a) deixe ficar acima das suas possibilidades. Se conseguir respeitar os seus limites financeiros é mais seguro cometer uma ou outra extravagância.

Por isso sugerimos que faça uma lista do que realmente precisa e, nessa lista escreva os seus artigos preferidos e aqueles que realmente precisa, deve priorizá-los para saber o que comprar primeiro e perceber, de acordo com o seu orçamento, se deve comprar todos!

Segundo, pesquise os artigos desejados e perceba se a promoção vale apena!

A Black Friday deve ser planeada com alguma antecedência, isto porque assim consegue comparar o preço antes da suposta promoção e avaliar se compensa mesmo a compra. Esta estratégia é muito importante porque evita comprar por impulso.

Esta pesquisa também serve para perceber quais as marcas ou lojas que oferecem os maiores descontos nos produtos que pretende adquirir e ajuda a avaliar se, realmente existem boas ofertas. Lembre-se, o segredo é comparar os preços!

Terceiro, durante a Black Friday compre de manhã.

Por norma, os descontos vigoram durante um horário específico e estão associados a um stock limitado. Ou seja, se houver muita procura por um determinado artigo, este pode esgotar-se muito rapidamente. E este é o grande motivo, pelo qual se vêm filas enormes nas lojas, durante a manhã. Fora, aquelas pessoas mais arrojadas que passam parte da madrugada às portas de certas lojas de seu interesse.

A Black Friday e as compras online.

Nas compras online é importante ter cuidado com a fiabilidade do website que vende esses artigos. Portanto, tome atenção aos métodos de pagamento permitidos, às datas de entrega, às políticas de devolução, ao certificado de segurança do próprio website em questão. Se o seu browser diz que um determinado website não é de confiança, acredite. E, todos os websites devem ter política de privacidade, pelo que nestas páginas consegue encontrar informação precisa com relação aos seus dados e segurança nos métodos de pagamento.

Caso não conheça o website, mesmo que tenha promoções muito apelativas, procure saber melhor a existência e origem da marca, pois ainda existem muitas fraudes no meio online.

Evite a fraude na compra online!

Evite a fraude ou pelo menos garanta o menor prejuízo possível. Opte por pagar com cartões virtuais.

O que são cartões virtuais? Os cartões virtuais são cartões temporários, os quais estão associados ao seu cartão original, mas que têm um número, uma validade e um código de segurança diferentes.

Os cartões virtuais também têm um prazo de validade mais curto, por isso há uma menor probabilidade de vir a ser alvo de fraude e de acesso indevido à sua conta bancária. Também é possível fixar um limite máximo para o seu cartão virtual.

Por fim, mas não menos importante, guarde o comprovativo de encomenda com as características do produto, porque se vier a ocorrer algum tipo de engano é o comprovativo de pagamento que confirma que realmente pagou e quanto pagou! 

Obrigado por ler!

A Financial Liberty consegue ajudar na sua tomada de decisão. A Financial Liberty é uma empresa da confiança dos portugueses, um Intermediário de Crédito vinculado e registado sob o n.º 0002454 junto do Banco de Portugal AUT-2018-000316.

Simule já grátis online: Crédito Consolidado
Simule já grátis online: Crédito Pessoal
Simule já grátis online: Crédito Habitação
Simule já grátis online: Transferência de Crédito Habitação

CASO TENHA FICADO COM DÚVIDAS entre em contacto direto connosco!

Atinja a sua liberdade financeira com a Financial Liberty!