Tópicos relevantes:
De acordo com o Observatório Astronómico de Lisboa, vai mudar a hora no domingo dia 26 de março de 2023 (na madrugada de sábado para domingo). A partir deste dia o horário de verão em 2023 começa oficialmente em Portugal.
Mas, quando começaram estas mudanças?
Acertamos o nosso relógio duas vezes por ano, devido ao horário de verão e horário de inverno, mas muitas pessoas ainda hoje perguntam porque o fazemos?
A primeira vez que isto aconteceu foi há 100 anos, na Alemanha! Pois é, já andamos há um século a atrasar e a adiantar os relógios!
“As primeiras ideias tiveram eco no século XVIII, com o americano Benjamin Franklin a sugerir aos franceses, durante uma estada em Paris, que acordassem mais cedo para aproveitar a luz solar. Anos mais tarde, em 1895, na Nova Zelândia, George Hudson foi o proponente do adiantamento de duas horas durante o verão. Houve experiências locais na Inglaterra e no Canadá, mas foi o Império Alemão o primeiro a avançar oficialmente com a mudança de hora”. (in Dn)
Qual o motivo para a mudança?
O intuito principal da mudança é conseguir encurtar os dias com mais luz natural do sol (primavera/verão) e por outro lado prolongar mais os dias quando têm menos horas de luminosidade (outono/inverno). Desde sempre que esta alteração tem a ver com a economia de recursos energéticos.
A mudança e o impacto na saúde:
Investigadores têm alertado que estas mudanças, feitas por duas vezes ao ano, podem ser bastante prejudiciais para a saúde física e mental.
Miguel Meira e Cruz, especialista em Medicina do Sono, coordenou e divulgou à Lusa, em 2019, uma investigação sobre o tema. No documento, que reúne nove autores, é possível ler que o organismo humano possui “milhares de ritmos”, havendo a constante necessidade de adaptação para estar sincronizado. (in Ekonomista)
Este acerto nos relógios para várias pessoas traz desconforto, mal-estar, irritabilidade e até dores de cabeça derivadas de noites mal dormidas e da adaptação ao novo horário. É sabido que existem problemas de saúde associados ao facto de se dormir mal e pouco, pelo que esta mudança pode acentuar a dificuldade para dormir, logo a sonolência pode surgir durante o dia o que também afeta toda a dinâmica diária.
Em suma, sempre que adianta ou atrasa o relógio isso tem impacto na qualidade do sono, o que afeta o descanso. Assim, é necessário saber adaptar-se para que que este impacto negativo não aconteça!
Facilite a transição!
Uma semana antes de adiantar o relógio tente ter uma rotina específica para se deitar isto pode ajudar na transição.
Adiantar o seu relógio no sábado à noite pode mesmo ajudar!
Não quebre a rotina! Siga as rotinas das refeições e das atividades habituais.
Com relação à adaptação das crianças, 4 dias antes deite a criança 30 minutos mais cedo, deixando-a dormir mais 30 minutos na manhã seguinte, se possível.
Já no dia 26 de março, dia em que adianta o relógio deite a criança na (nova hora) e a partir daqui mantém a mesma rotina que tinha antes.
Sabia que quase 70 países no mundo acertam o relógio e fazem esta alteração? E que alguns países estão a tentar acabar com este horário? E ainda que existem estudos que alegam que adiantar os relógios por causa do horário de verão aumenta o risco de infarte?
Saiba mais factos sobre o horário de verão. Veja este vídeo explicativo da National Geographic.
Obrigado por ler!
Este artigo foi redigido pela Financial Liberty, uma empresa da confiança dos portugueses, um Intermediário de Crédito vinculado e registado sob o n.º 0002454 junto do Banco de Portugal AUT-2018-000316. Saiba mais sobre nós!
Obtenha a sua simulação: Crédito Consolidado
Consulte os nossos últimos artigos: