fbpx

O que é um Crédito Consolidado com Hipoteca?

Primeiro que tudo, há que definir o que é um Crédito Consolidado. E, tal como o próprio nome indica, um crédito consolidado consiste na consolidação dos seus créditos. Ou seja, na junção de todos os créditos num só e sempre que possível, com melhores condições.

Essas condições podem-se resumir a:

  • Diminuição de encargos mensais;
  • Taxas de juros mais baixas;
  • Um único pagamento mensal a uma única instituição financeira;
  • Redução até 60 % da mensalidade;
  • E ainda, algum dinheiro de sobra para poupança.

Quando escolhe um Crédito Consolidado pressupõem-se que se trata de um crédito sem hipoteca. No entanto também pode escolher um Crédito Consolidado com Hipoteca.

A diferença entre o crédito consolidado e o crédito consolidado com hipoteca é essencialmente que, neste último, existe a utilização de um bem imóvel como garantia ao empréstimo, seja para habitação própria, para habitação secundária ou mesmo um imóvel de um familiar.

Assim, apresentando o valor do imóvel para hipoteca, tem uma maior probabilidade de ver o seu crédito consolidado com hipoteca aprovado.

Quais as vantagens em pedir um Crédito Consolidado com Hipoteca?

Portanto como vimos anteriormente, o Crédito Consolidado com Hipoteca implica obrigatoriamente a concessão do seu imóvel como garantia, o que acaba por oferecer melhores condições.

Para além da principal vantagem ser a maior facilidade de aprovação do crédito, pela hipoteca por parte do consumidor, também se verifica uma taxa de juros mais baixa. Pois, ao dar a sua casa como garantia, está a melhorar a sua probabilidade de aprovação do crédito e acaba por estar a dar mais segurança à própria instituição financeira.
Para além da facilidade de lhe concederem o crédito, este tipo de crédito é por norma, aprovado mais rapidamente, tornando-se assim ideal para quem precisa de reestruturar as suas finanças urgentemente.

Mas tenha atenção que, ao realizar um Crédito Consolidado com Hipoteca, em caso de incumprimento, a casa será o recurso do banco como reembolso. Esta é, sem dúvida, uma desvantagem deste tipo de empréstimo.

Portanto, antes de avançar com o pedido de um Crédito Consolidado com Hipoteca, sugerimos que pondere bem, equacione de forma consciente todas as vantagens e desvantagens.

imagem alusiva ao credito consolidado com hipoteca

Índice do Artigo

  1. O que é um Crédito Consolidado com Hipoteca?
  2. Quais são as vantagens em pedir um Crédito Consolidado com Hipoteca?
  3. Como pedir um Crédito Consolidado com Hipoteca?
  4. O Crédito Consolidado com Hipoteca acaba por ser um Crédito Habitação?

Como pedir um Crédito Consolidado com Hipoteca?

Caso a melhor solução para a sua situação financeira seja efetivamente avançar com um pedido de Crédito Consolidado com Hipoteca, então pode começar com a nossa simulação online ou entrar em contacto direto connosco.

O Crédito Consolidado com Hipoteca acaba por ser um Crédito Habitação?

Ao compararmos o crédito consolidado com hipoteca com o crédito habitação podemos ser tentados a achar que são iguais. Efetivamente eles têm o mesmo propósito – possibilitam um financiamento com garantia de um bem imóvel. No entanto, a finalidade é distinta.

O crédito consolidado com hipoteca destina-se a liquidar outros créditos. O crédito habitação destina-se à compra uma casa para habitação própria ou para habitação secundária.

Quais o detalhes a ter atenção antes de solicitar um Crédito Consolidado com Hipoteca?

Antes de solicitar o crédito tenha em sua posse os seguintes elementos:

  • Valor total do seu crédito habitação;
  • Valor de mercado da sua habitação.

Tendo conhecimento dos dois valores assertivamente , já pode calcular a relação que existe entre o valor de mercado da sua casa e o valor do crédito consolidado com hipoteca que pretende adquirir. Caso o valor em dívida seja superior ao valor da casa, muito dificilmente o banco aprovará o crédito consolidado com a hipoteca.