fbpx

É chegada a época natalícia, época de festa, família, amigos e presentes. Sem dúvida, uma época de gastos acrescidos para todas as pessoas e para todas as famílias. Por isso, este artigo é para si! Neste artigo vamos partilhar ideias que irão permitir poupar mais neste Natal!

1) Ter um orçamento para as prendas de Natal.

É sabido que ter dinheiro de parte, ou um limite para gastos, ajuda a não gastar acima das possibilidades. Quando está preparado(a) para quanto, realmente, deve investir em presentes, só por si já evita “derrapagens” financeiras.

Para quem recebe o Subsídio de Natal, por inteiro, em vez de receber em duodécimos, a “tentação” para gastar mais dinheiro, nesta época é ainda maior. Pelo que, fazer uma pesquisa detalhada sobre o que procura também permite encontrar a melhor relação qualidade/preço.

Logo, sempre que fizer uma compra, saiba exatamente quanto dinheiro ainda tem disponível, de acordo com o budget que definiu inicialmente.

A ideia é que comece por comprar as prendas mais caras, para que desta forma não necessite recorrer a outras poupanças, caso tenham ficado prendas para o fim.

2) Planear os presentes de Natal.

Embora, talvez tenha aproveitado os descontos na Black Friday, isso não impede que faça algumas compras depois! Sempre que tiver a oportunidade de obter um desconto considerável há que aproveitar. Mas, para que isto resulte é necessária uma estratégia de planeamento de presentes!

Na verdade, liquidações de stock ou outro tipo de promoções extraordinárias podem fazer com que poupe imenso dinheiro. E ter uma lista de prendas, que quer oferecer, e várias hipóteses ajuda a ter vários planos de contingência financeira.

Não deixar as compras para os últimos dias, antes da véspera de Natal, também é uma vantagem. Tente escapar ao frenesim da época natalícia, porque para comprar bem, ajuda muito fazê-lo com calma, sem stress e pressas.

Fazer compras numa altura de grande movimento pode ser desgastante, além de que vai, certamente, perder imenso tempo em deslocações e filas de espera. 

Financial Liberty Artigo Sobre o Natal e Dicas Para Poupar

3) Preparar a ceia de Natal.

É, igualmente, importante pensar e preparar, com tempo, a ceia de Natal. Porque, apesar da comida ter encarecido ainda é possível criar estratégias que ajudam na poupança de Natal.

A ideia é conseguir poupar dinheiro e não “fugir” ao orçamento que ponderou para esta época.

Evidente que, conseguindo reunir-se em família e combinando entre todos o que levar, para a ceia de Natal, ajuda imenso a poupar. Sendo em sua casa, esta reunião familiar, dependendo do número de pessoas que irão participar, combinar pratos e bebidas atempadamente ajuda muito.

Também, optar por produtos alimentares, com maior validade, como por exemplo: o azeite, frutos secos, bebidas, chocolates, etc., diminui os gastos. Isto porque, estes produtos podem ser comprados com antecedência ou até já os ter na sua despensa. Pois todos os anos, os preços destes produtos mais procurados da época têm tendência a aumentar.

4) Como evitar comprar por impulso?

Note que, no meio da multidão e até confusão que se verifica, nos dias que antecedem o Natal, a tendência para compras mais avultadas e menos ponderadas acontecem. A razão é simples, pense nas cores, músicas, luzes e até burburinho, próprio da época; ver os outros a comprar e estarão criadas as condições que, muitas vezes, levam a compras desnecessárias e impensadas.

E, porque não oferecer um presente aos pais, aos tios, em vez de um presente para o um e para o outro? Ou aderir ao Amigo Secreto, como forma de presentear os colegas, em local de trabalho?

O sorteio do amigo secreto é uma brincadeira de Natal, trata-se de atribuir aleatoriamente um amigo para cada um dos participantes. Cada participante dá um presente ao seu amigo secreto e ao mesmo tempo irá também receber um presente. Desta forma, acaba por poupar tempo e dinheiro e para além disto, acaba sempre por oferecer uma lembrança. O intuito é também definir um montante máximo, no caso do amigo secreto, para que todos recebam uma prenda equiparada, a nível de preço, e todos consigam economizar mais.

Se pensar bem, existem imensas ideias para prendas de Natal acessíveis, bonitas e que primam por transmitir a sua mensagem. Mas, o melhor presente é, sempre que possível, estar presente.

Nesta época de festa e celebração é também tempo de reflexão, análise e planos para o futuro. Faça a sua simulação: Crédito Consolidado, Crédito Pessoal, Transferência Crédito Habitação, Crédito Habitação.

Feliz Natal e excelente Ano Novo 2024! Obrigado por ler!

Este artigo foi redigido pela Financial Liberty, uma empresa da confiança dos portugueses, um Intermediário de Crédito vinculado e registado sob o n.º 0002454 junto do Banco de Portugal AUT-2018-000316. Saiba mais sobre nós!