fbpx

A época natalícia é sem dúvida uma época de gastos acrescidos para as famílias. E por isso, escrevemos este artigo para si, no qual iremos partilhar algumas dicas para comprar as suas prendas de Natal, mas sem fugir muito do budget.

1. Tenha uma fatia do seu orçamento só para presentes de Natal

Isso mesmo, a primeira dica é mesmo essa. Comece por estipular uma determinada quantia para gastos de presentes de Natal. Para quem recebe o Subsídio de Natal, poderá estar mais confortável, mas para quem recebe em duodécimos poderá ser mais complicado e esta gestão poderá ajudar.

Ao definir um orçamento passa a ter uma visão geral do que poderá gastar. Assim, sempre que fizer uma compra, sabe exatamente quanto dinheiro ainda tem disponível para as restantes prendas de Natal. Sugerimos até, que comece por comprar aquelas prendas que pensa que serem as mais dispendiosas. Desta forma, não irá necessitar de recorrer a outras poupanças caso tenham ficado para o fim e terá tempo para fazer uma pesquisa mais detalhada sobre o que procura de forma a conseguir encontrar a melhor relação de Preço x Qualidade. O que nos remete para a segunda dica deste artigo.

2. Antecipe as suas compras de Natal

Embora possa aproveitar os descontos em alturas específicas, como a Black Friday, isso não invalida que faça algumas compras antes. Se tiver a oportunidade de comprar algo que quer oferecer no Natal, e que encontra com um desconto bastante considerável e pouco habitual, então pode ser uma boa decisão comprá-lo logo. Na verdade, liquidações de stock ou outro tipo de promoções extraordinárias podem fazer com que poupe imenso dinheiro. Outra vantagem de comprar cedo as prendas de Natal, deve-se ao facto de conseguir escapar ao frenesim da época natalícia. Fazer compras numa altura de grande movimento pode ser desgastante, além de que vai, certamente, perder imenso tempo em deslocações e filas de espera. 

3. Planeie a sua ceia de Natal

Se falámos em comprar os presentes de natal com antecedência,  planear com tempo o que quer ter na mesa na noite da consoada também será uma forma de conseguir poupar algum dinheiro. Os ingredientes da ceia de Natal que não se deteriorem, como o azeite, os frutos secos ou as bebidas, podem ser comprados com antecedência. Pois todos os anos, os preços destes produtos mais procurados da época têm tendência a aumentar. Desta forma, conseguirá comprá-los a um preço mais baixo ou então, com tempo poderá apanhar possíveis promoções. 

4. Evite as compras de Natal por impulso

No meio da “confusão” que se cria nas lojas nos últimos dias antes do Natal terá tendência para tomar decisões menos ponderadas e, possivelmente, mais dispendiosas.

5. Este Natal opte por oferecer em conjunto 

Porque não oferecer um presente aos tios, em vez de um presente para o tio e outro para a tia? Seja uma experiência a dois ou um pequeno electrodoméstico lá para casa, oferecer em conjunto poderá sair-lhe muito mais barato.

6. Adira ao Amigo Secreto no seu grupo de amigos

Pensar em oferecer uma prenda a cada um dos seus amigos, já “não se usa”. A brincadeira do amigo secreto já é antiga e funciona muito bem entre amigos e/ou colegas de trabalho. Desta forma, o grupo que costuma fazer todos os anos o jantar de natal acaba por poupar tempo e dinheiro nas carteiras! Para além disso, acaba sempre por ser um pequena lembrança ou uma brincadeira de um presente barato. 

Esperamos que tenha gostado destas pequenas dicas para conseguir poupar neste Natal.

Esta época de Final de Ano é tempo de festa e celebração, mas também de reflexão, de alguma análise e de planos para o Futuro — Faça planos e trace objetivos para 2022 — Realize a sua simulação online e gratuita, connosco!

E aproveitamos para desejar a todos as Boas Festas e ótimas entradas!