Entrevista Pontos de Vista

A nossa diretora geral deu uma entrevista à revista pontos de vista. A revista saiu no sábado passado com a edição do jornal Publico.
Se não teve acesso à revista pode lê-la no site da revista.

Ver entrevista completa na Pontos de Vista

“O crédito consolidado pode trazer várias contribuições positivas para a vida dos nossos Clientes”

A Revista Pontos de Vista foi conhecer o universo da Financial Liberty e conversou com Vanessa Oliveira, Sócia Gerente do grupo e que nos deu a conhecer um pouco mais da dinâmica e crescimento da mesma em prol dos Clientes. A nossa entrevistada é da área de direito e, desde que se lembra, sempre teve a vontade de ajudar outros a resolver os seus problemas, tal como refere. “Desde cedo, ao ingressar na área financeira, fui tendo uma maior noção do impacto que a instabilidade financeira causa no quotidiano de cada indivíduo. Assim que apareceu a oportunidade, surgiu o grupo Financial Liberty, e com este vieram colaboradores com experiência e acima de tudo com muito profissionalismo e espírito de cooperação para com o próximo”. Saiba mais de uma marca de enorme potencial e relevo.

A Financial Liberty, é uma empresa portuguesa na área da mediação de créditos e apoio jurídico, com uma equipa de profissionais com mais de dez anos de experiência. Que resenha é possível fazer acerca do crescimento da mediação de créditos no mercado português?

As empresas de intermediação de crédito, têm vindo agora a expressar uma maior notoriedade junto do público, pois o facto de serem regulamentadas pelo Banco de Portugal, permitiu dar uma maior segurança aos Clientes e consequentemente, estas empresas passaram a ter uma maior expressão. Antes da regulamentação do Banco de Portugal, já existiam algumas empresas a atuar nesta área, no entanto a cobrarem valores aos Clientes para analisar os processos quando os Clientes já se encontravam com algumas fragilidades económicas, acabando por não solucionar a situação. Atualmente, empresas como a Financial Liberty, que trabalham para o cliente, ainda são alvo do estigma deixado por essas empresas, causando alguma desconfiança em alguns Clientes menos informados.

Têm como principal desiderato, a satisfação do cliente a 100%. Esta preocupação com o cliente, é um dos valores máximos da empresa? Explique-nos a importância da mesma no mundo dos negócios.

Sim, um dos principais valores da Financial Liberty, aliás o primeiro valor, é a satisfação dos Clientes, mas acima de tudo a resolução da sua situação financeira. Inevitavelmente, vamos sempre abordar iliteracia financeira que é elevada, o que leva muitas vezes a que as soluções que apresentamos, nem sempre sejam aquilo que o cliente traz em mente quando chega até nós. Tentamos sempre fazer um acompanhamento ao cliente mesmo após resolução da situação que trouxe à Financial Liberty, nos nossos valores é importante este acompanhamento contínuo para que o Cliente consiga reestruturar a sua condição financeira de forma contínua. Lamentavelmente, existem situações onde deixa de ser possível ajudar o Cliente no imediato, nessas alturas tentamos fazer um acompanhamento de reeducação financeira por forma a garantir que venha a ser possível concretizarmos a operação futuramente. Por norma e apesar de ser o nosso core business o crédito consolidado, estas situações, retratam-se em todos os outros créditos que intermediamos, crédito pessoal ou Habitação.

Como pode ser descrito o crescimento da empresa num universo competitivo como é o caso do setor da mediação de créditos?

O nosso crescimento tem vindo a ser gradual, o facto de existirem outras empresas pode ser importante no mercado, pois cada uma acaba por ter uma especificidade diferente. No nosso caso para além da intermediação de créditos, oferecemos ainda ao Cliente um serviço de acompanhamento personalizado e jurídico não só durante todo o processo, mas também após a concretização do mesmo.

Que tipos de procedimentos são necessários ter em conta para a criação de um crédito consolidado?

Relativamente ao crédito consolidado, como o próprio nome indica, vamos agregar vários créditos num único, passando a ter apenas uma prestação, num único dia do mês. É necessário que se tenha em atenção que a poupança que os Clientes passam a ter não se reflete apenas na prestação mensal dos créditos, mas também nos seguros, taxas e comissões associados a estes, deixando de existir com esta solução financeira.

Quais os tipos de créditos possíveis de consolidar?

De uma forma muito generalista, todos os créditos são passíveis de consolidação, no entanto o facto de ser ou não vantajoso deverá analisado casuisticamente. Inclusive se para determinada pessoa foi bom incluir na estrutura de consolidação determinado crédito, não implica que o mesmo se aplique a outro. Devemos analisar se existem ou não garantias associadas, que tipo de garantias e as consequências de as incluir na consolidação.

De acordo com a sua experiência, que contribuições mais notórias traz um crédito consolidado?

O crédito consolidado, pode trazer várias contribuições positivas para a vida dos nossos Clientes. Como referi logo no início, a vida financeira de cada indivíduo acaba por o afetar muito a todos os níveis, caso exista instabilidade nesse sentido a produtividade no seu local de trabalho reduz, a atenção com os filhos, a vida familiar e social. As pessoas passam parte do dia preocupadas em como vão pagar determinadas contas, até mesmo pequenos gastos do dia a dia como aquisição de produtos higiene. Daí advém uma das principais doenças do século: a depressão e todas as consequências que esta pode trazer. Em algumas situações pode levar mesmo ao desemprego, pois a produtividade é mais reduzida e é o que acontece quando as preocupações financeiras dominam os pensamentos. Daí muitas vezes dizermos: Atinja a sua Liberdade Financeira, porque de facto permite ao Cliente recomeçar e dedicar-se ao que realmente importa.

Quais são as vantagens e desvantagens do crédito consolidado?

Quanto às desvantagens do crédito consolidado, em algumas situações podemos estar a falar de aumentar o prazo de alguns créditos ou eventualmente o aumento da taxa de algum crédito. Contudo com a uniformização da taxa, vamos poder verificar que é compensatório. Quanto ao alargamento de prazo, tentamos sempre aconselhar o cliente a canalizar parte da redução dos valores mensais, para uma poupança e outra parte para fazer amortizações sempre que possível, evitando assim levar a cabo o crédito até ao prazo máximo e desta forma poupar no custo total do crédito.

A quem se destina esta opção de crédito?

Esta opção de crédito destina-se a todas as pessoas que tenham neste momento mais que um crédito a decorrer, que estejam numa situação já acima das suas possibilidades de pagamento ou que pretendam reduzir os seus encargos mensais. Contrariamente a outras empresas de mercado, solicitamos sempre que nos contactem o quanto antes e não deixem entrar em incumprimento. Caso isso aconteça será mais difícil, mas para nós não existem impossíveis e tentaremos ajudar.

Na mediação de crédito de que forma é que é possível fazer um acompanhamento personalizado do cliente?

Essa é de facto a nossa maior especialidade, não julgamos os nossos Clientes. Acontece a qualquer um, tentamos aproximar-nos do cliente e perceber o que levou à atual situação. O Cliente vai ser sempre acompanhado pelo mesmo especialista de crédito em todas as fases do processo. Para além de tudo isto, encurtamos distâncias e damos preferência ao contato presencial. Em alguma fase do processo é importante para nós que o cliente saiba que tal como ele, somos pessoas, sentimos e respeitamos. No entanto e porque trabalhamos todo o país inclusive ilhas, nem sempre é possível.

Considera que esta é uma solução relativamente eficaz para combater rapidamente o sobre-endividamento?

Esta solução é eficaz, mas reforço novamente só irá sortir efeito se existir um aconselhamento e acompanhamento eficazes, de outra forma â mínima contrariedade o cliente tendencialmente irá novamente reincidir. Estamos sempre cá, caso surja algum imprevisto em conjunto verificaremos a melhor solução, o nosso aconselhamento é permanente, sem custos e sem compromissos.

Existem diversas soluções para cada cliente?

Sim tal como referido há pouco, Clientes com situações muito semelhantes, podem não conseguir as mesmas condições, existe sempre algo que os distingue. Para cada cliente há uma solução diferente, por isso os tratamos de forma singular e personalizada.

Quais as vantagens de consolidar os créditos através da Financial Liberty?

Fazer consolidação ou qualquer outro serviço com a Financial Liberty é encontrar uma equipa de especialistas, que para além de profissionais são pessoas e sabem que quem está do outro lado não é o reflexo de um número, é uma pessoa e vai ser tratado como tal. É ter um acompanhamento permanente sempre e em qualquer altura, sem custos nem compromissos, é sempre que precisar usar o telefone, o e-mail ou qualquer outro meio de comunicação e saber que vai estar um profissional à sua disposição e que mesmo sendo uma situação complexa não desiste á primeira dificuldade. Queremos que cada cliente ATINJA A SUA LIBERDADE FINANCEIRA!

Deixe um comentario